Bibliografia básica sugerida

Não sabe muito sobre música clássica e gostaria de aprender?
Abaixo seguem alguns livros de história da música que julgo interessantes...

-História da Música em Quadrinhos é uma excelente primeira leitura sobre o assunto: a escrita é leve, a temática não é abordada com grande profundidade e os quadrinhos são um atrativo a mais.

-Uma Breve História da música é uma leitura ligeiramente um pouco mais profunda, mas sem entrar excessivamente em pormenores de teoria musical. Um leitor que saiba fazer bom uso da internet será capaz de encontrar os exemplos musicais sugeridos pelo autor.

-Guia Ilustrado Zahar: Música Clássica é um livro de consulta. Contém algumas informações sobre a história da música em si, mas seu foco é funcionar como uma espécie de dicionário de autores e obras, trazendo curtas biografias de vários compositores, contando com algumas linhas sobre suas respectivas obras-primas.

-História Universal da Música, obra em dois volumes, já é uma leitura mais avançada, chegando ao nível de graduação em música. Não obstante, a linguagem empregada é simples, direta e envolvente.

-História da Música Ocidental, por sua vez, é bastante mais denso, exigindo uma boa quantidade de conhecimento prévio para ser lido sem levar o leitor ao desânimo. É um dos livros mais adotados na disciplina de história da música dos cursos superiores de música do Brasil.

Um comentário:

  1. Infelizmente, o livro "História da Música Ocidental" está esgotado há anos, sendo difícil (e bem caro) de encontra-lo até em sebos

    ResponderExcluir