quarta-feira, 11 de abril de 2012

Caro visitante...

Bem vindo ao Faro Flautista!

Este blog tem por temática principal a flauta transversa (ou transversal), instrumento que elegi como meu companheiro na minha carreira de músico profissional. O meu objetivo aqui é fazer postagens falando sobre o material de literatura flautística pertencente ao meu acervo particular. Farei resenhas dos livros, tratados, métodos e textos relacionados à flauta que julgar importantes, interessantes e/ou curiosos, no intuito de fazer com que o leitor os conheça e entre em contato com um pouco de seus respectivos conteúdos.

Do material que possuo, uma boa parte está inclusa nas coletâneas de fac-símiles publicados pela editora Fuzeau. Trata-se de fac-símiles publicados na França entre os anos de 1500 e 1860, contando com cerca de uma centena de publicações que variam entre métodos de flauta (tanto doce quanto transversal), verbetes sobre flautas em dicionários de músicas e enciclopédias gerais, trechos destinados à flauta dentro de grandes tratados de instrumentação e artigos de periódicos da época. É um material bastante rico e cheio de curiosidades, a partir do qual é possível traçar um histórico muito interessante sobre a flauta e sua técnica. Também fazem parte do meu acervo outras obras do século XVIII que não estão nas coletâneas, assim como publicações dos séculos XX e XXI.
 
















Acima, à esquerda, a coletânea "Flûte à Bec", abrangendo publicações francesas dos anos de 1500 a 1800 relacionadas à flauta doce. À direita, a coletânea "Flûte Traversière", trazendo escritos de flauta transversal vindos a público no mesmo país entre os anos de 1800 e 1860 - há também dois volumes extras com publicações do mesmo tipo datadas dos anos de 1600 a 1800.

O blog conta com algumas postagens preliminares contendo informações básicas relacionadas à flauta, a fim de dar alguma base ao leitor iniciante no assunto (ver "O básico sobre a flauta", na coluna "Conteúdo", à direita). As postagens seguintes, entretanto, não serão tão básicas assim. Elas conterão termos relacionados à teoria musical e à técnica flautística, termos com os quais alguns leitores podem não estar familiarizados. Como não pretendo explicar tais termos ao longo das postagens, o blog conta com um glossário. Cada termo que, por ventura, possa necessitar esclarecimentos, será dotado de um hiperlink que levará à página destinada ao glossário. Com isso, pretendo atender tanto ao iniciante quanto ao iniciado: para o iniciante, esclarecimentos; para o iniciado, um texto mais fluente e que vá direto ao ponto que interessa a ele.

Visando atingir um público maior, pretendo, doravante, postar tanto em português quanto em inglês. Para acessar apenas as postagens em português, clique em "Postagens em português", logo abaixo do banner do blog. Para acessá-las em inglês, procure, no mesmo lugar, por "Posts in English".

Dito isso, dou mais uma vez as boas vindas ao blog e convido o visitante a comentar e dar sugestões. No mais...

...boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário